contador
Guitardo Songs: MERDA DE SITUAÇÃO

29 de dez. de 2013

MERDA DE SITUAÇÃO

MERDA DE SITUAÇÃO

GUITARDO
Gênero:Hard Rock
Ano (Composição)2001
Ano (Gravação)2013
Duração:03:12s
Autores:Guitardo
Arranjadores:Kha Khalil/Guitardo
Download:Aqui!
Letra



De uns tempos pra cá,
eu tenho andado meio preocupado.
Sempre que eu volto pro meu bairro,
me sinto atordoado.
O medo de sair de casa continua a me afligir,
O medo de botar o nariz pra fora e o medo de sair
O medo de sair na rua e levar um tiro na nuca
O medo de sair na rua e levar um tiro na nuca
De uma bala perdida que me pega quando eu to voltando pra casa, ou,
quando eu tiver dentro do ônibus, qualquer bandido me ataca
Eu não sei mais onde me esconder nessa perseguição,
Mas eu sei que é uma merda a minha situação

E agora ?
O que eu vou fazer ?
Se um dia eu chegar em casa e a minha família morrer
Se um dia eu chegar em casa e ninguém sobreviver
Ao ataque e ao massacre, ao ataque e ao massacre
E a chacina que vai ocorrer, na minha casa, vão me atacar
E pode ser até fobia , mas não da pra controlar
E a polícia não faz nada pela nossa situação
Pela nossa situação,
Pela nossa situação,
Pela nossa situação,
que é uma merda, uma merda meu irmão.

Outro dia, dois no meu bairro, foram pro saco
E a minha vizinha se mudou e não sabe quando vai voltar
Pra esse inferno que se chama lar
Pra esse inferno que se chama lar


Notas



"Merda de Situação" é a música mais porra-louca que eu já compus. Não tinha preparado nada. Não havia sequer composto uma letra. Ela nasceu sem querer, numa tarde em que eu estava ocioso e a fim de gravar alguma coisa. Na época eu tinha comprado um violão folk e sempre gravava cover de alguns artistas, como Barão Vermelho, Lobão, etc.
Eu não sabia o que gravar, só sabia que eu não queria gravar mais covers. Havia pouco tempo eu tinha sido dispensado do exército. A letra foi saindo na hora da gravação a medida que eu ia cantando (sem nenhuma noção exata sobre o que eu cantava tb, essa é a verdade), eu fui fazendo power chords no violão mesmo e a batida/levada puxavam para um rock'n'roll. Depois eu percebi que era a mesma batida de violão que eu usei quando compus "Mais uma vez" naquele mesmo ano.
Quando percebi o grau de tensão entre os acordes (C#5, A#5, F#5) nessa cadência, percebi que a letra que ia saindo sem querer, falava também sobre medo e foi o casamento perfeito.
Acabou virando uma música de protesto a la "Brasil", mas dessa vez com o enfoque na violência que ocorre nas grandes metrópoles e nas regiões ao redor, principalemtne nas favelas e áreas habitadas pela população mais carente. A música fala de um personagem que vive numa região violenta e tem que conviver com essa rotina assustadora todos os dias , e, que (de forma velada) a corrupção e incompetência da polícia, leva os cidadãos a viver em meio a tiroteios, guerra entre gangues rivais e ameaças à própria segurança todos os dias. A letra original contava com um monte de erros de português e de concordância verbal,que depois, numa versão mais trabalhada da música resolvi consertar. Ainda assim, muitos erros ainda constam na letra, mas resolvi manter justamente para dar mais "realismo" à situação.
Essa música, assim como Brasil, mergulha numa questão específica dos problemas sociais do Brasil. É uma crítica. Uma aproximação com o 'mundo marginal'.O primeiro solo dessa música sempre foi exatamente desse jeito. Nunca improvisei sobre ele. Os outros dois são improvisos.
Houve pedidos pra tirar o palavrão da música. Mas nem por uma questão comercial , (pra por essa música num disco, por ex) eu retiraria. O palavrão é a expressão maior da insatisfação do personagem da música com a situação que lhe cerca. É justamente nesse momento que ele desabafa mais claramente sobre os riscos de vida que corre.Tirar o palavrão não faria o menor sentido.

Sobre a gravação: Eu compus essa música em 2001. Na gravação adaptei a bateria para o ritmo da batida no violão, que como falei, é a mesma batida da música "Mais Uma Vez". Só copiei a bateria principal e Khalil me ajudou a criar uma bateria complementar que ajudasse a criar um clima de tensão ainda maior na música . O trabalho dele ficou primoroso como vocês podem perceber ouvindo a música. A guitarra base gravei com o Guitar Rig. Na guitarra solo usei também o Guitar Rig, porém, acionei uma opção de "auto-wah" durante os solos. Dupliquei a base para dar peso à música. Já que o método de gravar 500 camadas na música "Mais uma vez" não tinha dado certo como eu pensei que daria, dessa vez, resolvi gravar a base normal , como era no violão e depois grava-la novamente do mesmo jeito, uma oitva abaixo. Isso fez toda a diferença na hora de acrescentar peso à música.


Nenhum comentário:

HOME

Bio
Obras
Covers/Versões
Free Playing