contador
Guitardo Songs

29 de jun. de 2013




Mais Uma Vez

Guitardo
Tipo:Rock Alternativo
Ano da Composição:2001
Ano da Gravação:2013
Compositor(es):Guitardo
Duração:3'06s
Download:Aqui
Índice
  • 1 Letra
  • 2 Notas



  • Letra


    Mais uma vez você vai chegar atrasado
    E você vai perder a hora no trabalho

    Mais uma vez quando você chegar em casa
    Com certeza a comida já vai estar gelada

    E as ratazanas irão boiar na sua privada
    sem que você possa reclamar de nada

    Mais uma vez esqueceu que não tem empregada
    Mais uma vez você não consegue se lembrar de nada

    E mesmo quando a vida pareceu lhe dar uma chance
    Você não perdeu a chance de ser um ignorante
    E mesmo quando o sol pareceu brilhar pra você
    Você pareceu não entender

    Mais uma vez você vai tropeçar na escada
    Talvez perca o dedo, tamanha a dor da topada

    E mais uma vez você não entende nada
    E mais uma vez todos riem de você

    Que continua sem entender o porquê
    mais uma vez, essas coisas acontecem com você

    Mais uma vez esqueceu não é inteligente,
    Mais uma vez pensou que fosse gente

    E mesmo quando a vida pareceu lhe dar uma chance
    Você não perdeu a chance de ser um ignorante
    E mesmo quando o sol pareceu brilhar pra você
    Você pareceu não entender



    Notas


    Segundo o meu chordbook, compilado em 2006, eu havia composto um reggae. A harmonia era a mesma mas a batida e a letra eram outras. Eu mostrei ao Andrey (pelo telefone) e ele achou uma merda, e segundo consta no chordbook , me disse que não tinha problema porque eu não era um compositor desse estilo musical.

    Eu compus essa música em 2001 e o ano não só pra mim, que tava curando um ressaca amorosa na época de uma história de amor frustrada, fora que tava sendo chamado pra me alistar no exército, atentado de 11 de Setembro, etc... enfim tava sendo um ano tenso. Não só pra mim como tb pros EUA e pro resto do mundo... nenhuma das 3 músicas que eu compus nesse ano foram das "melhores" no sentido de mensagem, sendo que uma delas teve até inspiração de Legião Urbana, que de fato, foi uma banda da qual eu nunca gostei muito. Não desmereço os méritos de Renato Russo enquanto letrista e de toda sua trupe mas me identifico muito mais com o som e a letra de Cazuza, Barão Vermelho, Lulu Santos e etc...

    Bom perdi o foco... O fato é que a letra está longe de ser das melhores que eu compus, mas, tendo em vista a recepção que a música original (o reggae) havia tido , resolvi fazer outra letra a partir do zero e ao invés da letra ser uma letra questionadora ela é um hino em homenagem às pessoas menos providas de atenção/sorte/inteligência... etc... a mensagem é direta mas não é direcionada a ninguém específico (até porque quem costuma fazer isso em suas músicas é o senhor Axl Rose, sempre dando indiretinha pra alguém nas entrelinhas).
    Lendo o chordbook lembrei que a principal influência (em termos de letra) é a música "Down em mim" do Barão Vermelho muito embora uma letra não tenha nada a ver com a outra. Lembro que depois de mostrar a música novamente ao Andrey ele comentou que o nível de "acidez" da letra remetia às músicas do Cazuza.
    Falando da música: Depois que remodelei ela e mantive apenas a harmonia sempre pensei nela como uma música de rock com a guitarra bem distorcida e a bateria arrebentando.Pois bem, quando fui fazer o arranjo, consegui caprichar na base da guitarra e a gravei umas 4 ou 5x , sendo cada uma com uma característica diferente. Numa o pedal estava com os agudos bem abertos, na outra estava com eles fechado, numa outra configuração usei o pedal nas configurações mínimas pra ficar com o som mais crunch e poder alternar acordes maiores e menores com os power chords que eu havia gravado nos overdubs de guitarra anteriores. Usei um pedal clássico da Boss pra gravar a maioria das bases: o METALZONE (BOSS MT-2).

    Quando eu fui escrever o refrão , pensei em quebrar a bateria e dar mais movimento ao baixo e fazer uma guitarra base mais limpa no contratempo, o que de fato faria uma menção de leve ao reggae ou ao ska (pelo andamento da música: 165 bpm)mas vi que ficou uma merda sem tamanho e resolvi então apenas modificar a base da guitarra e dar movimento ao baixo mantendo a bateria fazendo o mesmo ritmo dos versos. Ficou melhor do que a tentativa de criar um reggae no refrão. Acho que é só.


    Nenhum comentário:

    HOME

    Bio
    Obras
    Covers/Versões
    Free Playing